quinta-feira, 8 de outubro de 2009

É necessário investigar para não trilhar rotas equivocadasTrajeto profissional

Os caminhos do ensino superior

É necessário investigar para não trilhar rotas equivocadas
Escolher o que se deseja ser no futuro não significa descobrir uma vocação. Um projeto profissional exige identificar aptidões, interesses, capacidades e dificuldades e, além disso, fazer uma análise de modo articulado a dados consistentes sobre as profissões e o mercado. Também demanda uma definição consciente do percurso para conquista do futuro almejado. Num mundo marcado pela grande circulação de informação, muitas vezes, o jovem que está diante da escolha profissional desconhece as possibilidades de formação. É necessário investigar para não trilhar rotas equivocadas.

ATENÇÃO ALUNOS! Cursos do Senai e Sesi têm 2.380 vagas

Seguem até o dia 16 de outubro, as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), vinculados à Federação das Indústrias (Fiepe), e do programa Educação Básica Educação Profissional (Ebep). No total, são 2.380 novas vagas que estão abertas para o próximo ano, sendo que 1.810 são gratuitas. As inscrições estão sendo realizadas pelo site.
A taxa é de R$ 15 para os cursos gratuitos e de R$ 25 para os cursos pagos. As vagas são para as unidades do Sesi e Senai de Paulista (Região Metropolitana do Recife), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão). Do total, 570 vagas são oferecidas apenas pelo Sesi e voltadas aos cursos noturnos. As provas estão marcadas para o dia 8 de novembro. Os interessados vão enfrentar testes de português, matemática e redação.

Fonte: Jornal do Commercio